Os republicanos advertiram nesta segunda-feira (03/11) para a possibilidade de equívocos nos resultados das pesquisas de boca-de-urna das eleições presidenciais nos Estados Unidos, e pediram prudência aos meios de comunicação para se evitar "reações extremas" da população.
"Mais uma vez, advertimos que as pesquisas de boca-de-urna podem dar um resultado superficial favorável a Obama e subestimando o voto em John McCain", o candidato republicano à Casa Branca, disse Bill McInturff, responsável por pesquisa do Partido Republicano.
"É importante que a equipe de campanha garanta que os meios de comunicação estejam a par disto quando publicarem suas pesquisas, para que o povo não tenha reações extremas diante dos primeiros resultados disponíveis".
"Além de olhar as pesquisas de boca-de-urna, devemos esperar a divulgação dos resultados oficiais nas zonas-chave, para determinar quem ganhou a eleição" presidencial, disse McInturff.
Os resultados das pesquisas de boca-de-urna, esperados com grande expectativa, poderão superestimar os votos para Obama devido ao entusiasmo de seus militantes, destacou McInturff.
Em 2004, durante a eleição presidencial, as pesquisas de boca-de-urna deram vantagem a John Kerry e geraram entre os democratas uma alegria antecipada, mas quem venceu foi George W. Bush.