Desde às 22h desta quinta-feira (02/10), os dois principais candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos da América se enfrentam em debate. A presença da republicana Sarah Palin, umas das partes envolvidas no confronto, é um dos chamativos das eleições norte-americanas.
Entre as características da candidata está a capacidade de falar muito e sem excessivos pudores, o que atrai o público. Do outro lado está o democrata Joseph Biden, que não traz a mesma simpatia atribuída a seu companheiro Obama. Biden, porém, é considerado um senador experiente, apesar de cometer recorrentes gafes.
Já no início do debate desta noite alguns pontos polêmicos foram discutidos pelos dois candidatos. Biden foi o primeiro a a partir para o ataque, e citou o fato de, em meio à crise, Mccain ter afirmado que a base da economia norte-americana continuava forte.
Palin contra atacou responsabilizando Obama pelo enriquecimento das grandes empresas em detrimento do que ocorre com a população do país. Uma prova disso, segundo Palin, seria o fato de Obama ter votado pelo aumento dos impostos, fato negado por Biden. A previsão é que o debate se estenda até as 23h30.