Washington - O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, divulgou, nesta terça-feira (30/09), uma propaganda na qual chama de "hipócrita" seu adversário na corrida presidencial, o democrata Barack Obama, logo rejeitada por sua campanha, por se tratar de uma declaração do senador por Illinois fora de contexto.
A peça publicitária, divulgada no site do YouTube, ataca Obama, que teria criticado McCain por ter dito que os elementos fundamentais da economia continuavam "sólidos", em plena crise financeira, após o anúncio da quebra do ícone de Wall Street Lehman Brothers.
"Primeiro, Obama atacou McCain. Depois disse: 'Temos os elementos fundamentais em longo prazo que asseguram realmente que essa economia cresça'", ironiza a gravação, que insere um vídeo do democrata em um ato de campanha, segunda-feira, no Colorado.
"Elementos fundamentais sólidos?", pergunta o locutor. "Obama está dizendo que McCain está correto? Ou Obama está dizendo que seus ataques são sem-vergonha? De qualquer maneira, Obama é um hipócrita", conclui o "off".
A equipe de campanha de Obama denunciou que o vídeo é enganoso e que as palavras do candidato democrata estão "tiradas do contexto". A porta-voz Jen Psaki disse que o senador Obama se referia à necessidade de implementar, após a crise financeira atual, um "plano de estímulo econômico" para as famílias trabalhadoras.
"E, depois desse problema imediato, temos os elementos fundamentais em longo prazo que asseguram, realmente, que essa economia cresça", completou a porta-voz, referindo-se à declaração de Obama, no Colorado.