NOVA YORK - O Peru afirmou neste sábado (27/09) na ONU que seus avanços na redução da pobreza, na área da saúde e em educação vão permitir ao país cumprir vários dos Objetivos do milênio sobre o Desenvolvimento (OMD) antes de 2015.
Em discurso na Assembléia Geral da ONU, o chanceler peruano José Antonio García Belaúnde apresentou uma série de resultados em termos de desenvolvimento que, segundo ele, garantirão esta conquista.
"Mediante a política social, o governo peruano conseguiu em apenas dois anos uma notável redução de 5.2% da pobreza e de 2,4% da pobreza extrema", disse. Segundo o chanceler, a mortalidade infantil no Peru também diminuiu 51.6% e o índice de analfabetismo caiu 5.7%".
"Também conseguimos avanços significativos na redução da mortalidade infantil e fixamos como meta reduzir em 5% a desnutrição crônica infantil para o ano 2011", acrescentou.
"As conquistas nos asseguram o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ainda antes da data fixada para o ano 2015, em metas como redução da pobreza, nutrição, alfabetização, salubridade, educação, entre outras coisas", afirmou.