Washington - A seis semanas da eleição presidencial de 4 de novembro, a economia é, de longe, a maior preocupação dos americanos, segundo uma pesquisa do Harris Interactive publicada nesta quarta-feira (24/09).
Cerca de 54% dos americanos consideram que a economia é um dos dois principais problemas que o governo tem que resolver.
Esta é a primeira vez em mais de dez anos que mais de 50% dos americanos têm a mesma opinião, destacaram os autores da pesquisa, realizada com 1.015 pessoas de 17 a 21 de setembro.
Há um mês, em agosto, 43% dos americanos consideravam a economia como uma de suas duas principais preocupações. Há um ano, este número era de 13%.
As outras grandes preocupações dos americanos são a saúde (21%), a guerra (17%) e o preço dos combustíveis (11%).
Os autores do estudo ressaltaram que esta é a primeira vez em quatro anos que menos de um americano em cada cinco cita a guerra como tema de preocupação.
A preocupação suscitada pelo preço da gasolina diminuiu com a recente queda dos preços. Em junho, 20% dos americanos se diziam preocupados com o custo dos combustíveis.
A popularidade de George W. Bush continua em baixa, com apenas 25% dos americanos tendo uma opinião favorável de seu presidente.
Uma grande maioria de americanos (77% contra 16%) acredita que o país está trilhando o caminho errado, e 81% têm uma opinião desfavorável do Congresso dos Estados Unidos.