Los Angeles - Cientistas americanos encontraram sinais de que dois planetas a 300 anos-luz da Terra se chocaram recentemente, de acordo com relatório divulgado por especialistas da Califórnia (oeste dos EUA).
"É como se a Terra e Vênus se chocassem", disse o professor de Física e Astronomia da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) Benjamin Zuckerman, que participou desse trabalho, em parceria com o Instituto Tecnológico da Califórnia (CALTECH), em Pasadena, e com a Universidade Pública do Tennessee (sul).
Segundo o estudo, que será divulgado em detalhes na edição de dezembro do "Astrophysical Journal", os pesquisadores observaram uma quantidade importante e pouco comum de poeira em órbita, no entorno da estrela envolvida, "BD 20 307", na constelação de Áries, o que só pode ser resultado de um choque entre dois planetas.
De acordo com Zuckerman, em tese, é possível algo assim acontecer em nosso sistema solar.
"Muitos astrônomos pensam que nossa Lua se formou quando dois embriões de planetas - uma jovem Terra e um corpo de mais ou menos o tamanho de Marte - colidiram", completou o cientista.