HERAT - Militantes talibãs seqüestraram mais de 150 trabalhadores civis que viajavam em três ônibus na região oeste do Afeganistão no domingo. "Cento e cinqüenta e seis trabalhadores que viajavam em três ônibus foram capturados pelos talibãs no domingo, e seguem em seu poder", declarou o coronel Farooq Na'emi, que atua na província de Farah.
"Eram empregados de uma empresa de construção contratados para construir instalações para o Exército afegão", acrescentou. O seqüestro foi confirmado por Roh-Ul Ameen, governador da província. "Tentamos obter sua libertação recorrendo aos chefes tribais", acrescentou o governador.
O grupo foi levado na região de Bala Buluk, onde os talibãs estiveram ativos antes. Em caso de confirmação dos talibãs como autores do seqüestro em massa, esta será a tomada de reféns mais importante do grupo.
Em 19 de julho de 2007 os talibãs seqüestraram 23 evangélicos sul-coreanos no sul do Afeganistão e exigiram a libertação de um número igual de homens de seu grupo, detidos em prisões afegãs, o que foi negado por Cabul.
Os captores mataram dois dos reféns no fim de julho e libertaram duas mulheres doentes em meados de agosto. Os outros 19 reféns foram libertados no fim de agosto depois de um acordo com uma delegação de Seul.