O governo interino de Bangladesh marcou as eleições parlamentares do país para 18 de dezembro. A data foi anunciada neste sábado (20/09), em transmissão nacional de TV e rádio, pelo principal assessor do governo provisório, Fakhruddin Ahmed.
"Eu gostaria de informar à nação que a Comissão Eleitoral decidiu realizar as eleições parlamentares em 18 de dezembro", disse Ahmed, pouco antes de embarcar para Nova York para participar da Assembléia Geral da ONU.
Ahmed disse ainda que as eleições para as câmaras municipais e de vilarejos serão feitas em duas etapas, em 24 e 28 de dezembro, respectivamente.
O Bangladesh está sob uma administração provisória, apoiada pelos militares, desde janeiro de 2007, quando o presidente Iajuddin Ahmed cancelou eleições gerais e declarou estado de emergência. A decisão veio meses depois de violentos protestos em prol de reformas eleitorais.
Segundo o assessor, regras emergenciais que proíbem aglomerações públicas serão relaxadas ou suspensas durante a eleição para 300 assentos do Parlamento.
O Parlamento de Bangladesh tem um total de 330 assentos, 30 dos quais são reservados para mulheres que posteriormente são escolhidas pelos legisladores eleitos.
As informações são da Associated Press.