GRAND RAPIDS - O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, e sua vice, Sarah Palin, destacaram na quarta-feira que a independência energética garantiria a segurança e a prosperidade dos Estados Unidos, em um ato de campanha em Michigan.
"A independência energética é a segurança e a prosperidade para esta grande nação", afirmou Palin. "Será meu bebê quando eu for para Washington", acrescentou. Palin considerou um "disparate" que o presidente George W. Bush seja obrigado a pedir a Arábia Saudita um aumento da produção de petróleo da Opep.
Ao ser questionada se convencera McCain a liberar a exploração de petróleo na reserva natural do Alasca, o que o candidato republicano não aprova, Palin respondeu que está trabalhando nisso. No entanto, McCain minimizou a questão do meio ambiente vinculada às perfurações em águas costeiras, ao brincar que "os peixes gostam de se movimentar ao redor das plataformas".
Diante da alta do preço dos combustíveis, a exploração de petróleo nas costas ganha cada vez mais defensores na opinião pública americana, mas é rejeitada pelo candidato democrata à presidência, Barack Obama. "Meu adversário é contra a energia nuclear. É contra as perfurações costeiras", declarou o candidato republicano.