Washington - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, pronunciará nesta quinta-feira (18/09) um "importante discurso" sobre as relações russo-americanas e as conseqüências para Moscou do recente conflito na Geórgia, informou nesta quarta-feira um alto funcionário do departamento de Estado.
"Será um importante discurso sobre as relações entre Estados Unidos e Rússia, e sobre o lugar da Rússia no cenário internacional", disse à imprensa este alto funcionário, que não quis ser identificado.
O discurso "será amplamente dedicado às escolhas feitas pela Rússia", que conduziu operações militares na Geórgia e reconheceu a independência das províncias georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul, provocando uma crise com os ocidentais, acrescentou a fonte.
O alto funcionário deu a entender que Rice poderá mencionar durante seu discurso medidas de retorsão contra Moscou.
Em meados de agosto, a secretária de Estado americana já evocara eventuais medidas de represálias contra a Rússia por sua resposta "desproporcionada" à operação militar georgiana na Ossétia do Sul.
Desde então, vários líderes americanos mencionaram a possibilidade de suspender as negociações para a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), assim como de excluir o país do G8.