Santa Cruz de La Sierra - O Comitê cívico da província boliviana de Santa Cruz exigiu nesta terça-feira a libertação do governador de Pando, detido por militares por desrespeitar o estado de sítio imposto em sua região, anunciou o presidente da organização opositora, Branko Marinkovic.
"Exigimos a libertação imediata do governador de Pando, Leopoldo Fernandez, assim como a de todos os prisioneiros políticos detidos durante o estado de sítio", no departamento, declarou Marinkovic em entrevista coletiva.
O dirigente opositor também exigiu "uma investigação imparcial" e pediu que o governo do presidente socialista Evo Morales deixe a imprensa e as organizações internacionais entrarem nos lugares de conflito.
"Conclamamos o presidente Evo Morales a deixar de incentivar a violência", acrescentou Marinkovic.
O governo boliviano e a oposição tentavam nesta terça-feira chegar a um acordo para pôr um fim à grave crise política que abala o país. Os enfrentamentos entre seguidores de Morales e militantes oposicionistas já provocaram pelo menos 18 mortos em Pando, 16 dos quais eram camponeses partidários do presidente boliviano.