PEQUIM - Um piloto de combate de 42 anos será o primeiro chinês a caminhar no espaço, na terceira missão tripulada da China, que começará em 25 de setembro, anunciou o governo. Zhai Zhigang, coronel do Exército Popular de Libertação (EPL), deslocado desde 1998 ao programa espacial chinês, foi escolhido para uma missão de 68 horas a bordo da Shenzhou VII.
Zhai fará uma manobra de 40 minutos fora da nave durante a tarde de 26 ou 27 de setembro, com o objetivo de soltar um pequeno satélite que retransmitirá imagens de sua viagem ao espaço. Seu traje de astronauta, que custou quase 10 milhões de euros, foi confeccionado a partir de tecnologias russas.
A Shenzhou VII será lançada da base de Jiuquan, no deserto de Gansu, uma província ao noroeste do país, durante a noite de 25 de setembro. A cápsula retornará para a Terra em 28 de setembro e pousará no interior da Mongólia (norte). Os companheiros de Zhai, Liu Boming e Jing Haipeng, também são pilotos do EPL e têm 42 anos.
Os três são membros veteranos do Partido Comunista Chinês (PCC, no poder) e integravam a equipe de substituição quando a missão Shenzhou VI mandou dois homens ao espaço durante cinco dias em 2005. Em 2003, a China se tornou o terceiro país, depois da então União Soviética e dos Estados Unidos, a enviar um homem ao espaço, o coronel Yang Liwei.