Buenos Aires - Especialistas em defesa nacional e tecnologia de defesa brasileiros e argentinos trabalharão juntos, com o objetivo de chegar a um consenso sobre a política de defesa regional, informou neste sábado o governo da Argentina.
Esta foi a decisão tomada pela ministra argentina da Defesa, Nilda Garré, e pelo ministro brasileiro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, que se reuniram em Buenos Aires na noite de sexta-feira.
"Os dois ministros resolveram que especialistas dos respectivos países devem trabalhar em conjunto para a construção de um pensamento estratégico comum, na perspectiva do desenvolvimento de uma política de defesa regional", afirma o comunicado do ministério da Defesa argentino.
No campo da tecnologia, esses especialistas abordarão questões relativas a temas cibernéticos, espaciais e do desenvolvimento nuclear com fins pacíficos.
As reuniões acontecerão em outubro, antes da instalação do Conselho de Defesa da União Sul-Americana de Nações (Unasur) em Viña del Mar, no Chile.
O encontro entre Mangabeira Unger e Garré "permitiu o avanço em uma linha de cooperação em matéria de defesa entre Argentina y Brasil".