Um navio carregando 33 toneladas de suprimentos de ajuda humanitária aportou nesta sexta-feira (5/9) em Gonaives, no Haiti, após a passagem da tempestade tropical Hanna. Trata-se da primeira entrega significativa de auxílio às dezenas de milhares de pessoas que ficaram com quase nenhuma comida ou água potável durante quatro dias. O auxílio do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) incluía garrafas d'água, biscoitos altamente energéticos, óleo de cozinha e arroz.
Soldados da missão de paz da ONU no país, liderada pelo Brasil, ajudavam a distribuir os alimentos em abrigos, onde 40 mil pessoas não tinham possibilidade de sair desses locais. As chuvas causadas pela tempestade alagaram mais da metade das residências de Gonaives. Corpos flutuando em meio à lama aumentaram para 137 o número de mortos confirmados pela Hanna no Haiti.
Segundo Max Cocsi, da organização Médicos Sem Fronteiras, ninguém sabe ao certo o número de mortos. O governo local tem poucos recursos para ajudar. Os Estados Unidos enviaram um avião com auxílio e previam outros carregamentos, assim que possível. Além disso, a União Européia anunciou que enviará %u20AC 2 milhões ao país para ajudar as vítimas.