O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, elogiou nesta sexta-feira (29/08) Sarah Palin, designada como candidata à vice-presidência pelo Partido Republicano, mas disse que, "lamentavelmente", ela está ao lado de John McCain.
"Não a conheci, mas parece ser alguém fascinante (...) com uma história pessoal extraordinária", disse Obama durante uma visita a uma fábrica de biocombustíveis na Pensilvânia.
"Estou certo de que defenderá os republicanos, mas, lamentavelmente, no final das contas, quem encabeça a chapa é John McCain", comentou o senador democrata. "McCain quer levar o país na direção errada, e penso que Palin está de acordo com ele e com sua política", completou.
Obama destacou que, de qualquer modo, a indicação de Palin "é mais um sinal de que o país avança". O senador por Illinois ressaltou sua própria escolha para o cargo de vice, Joe Biden, um veterano democrata do Senado: "Penso que ele poderá me ajudar a guiar o país na direção correta e ajudar as famílias dos trabalhadores".
Biden, que faz campanha com Obama na Pensilvânia, Ohio e Michigan, disse que está "impaciente para conhecer" Sarah Palin.
Palin, de 44 anos, é uma conservadora pura e dura, mãe de cinco filhos e crítica feroz do aborto. Ela se tornou em 2006 a primeira mulher e a política mais jovem a assumir o governo do Alasca.