Londres - Três homens detidos na semana passada na Grã-Bretanha, suspeitos de estarem envolvidos em um caso de ameaças proferidas contra o primeiro-ministro, Gordon Brown, e seu antecessor Tony Blair, foram indiciados nesta quinta-feira (28/08) por terrorismo, informaram meios de comunicação britânicos.
Ishaq Kanmi, de 22 anos, Abbas Iqbal, 23 anos, e Ilyas Iqbal, de 21 anos, foram processados por posse e distribuição de propaganda ligada à rede Al-Qaeda e por informações suscetíveis de serem utilizadas com objetivos terroristas, informou a polícia de Lancashire.
Os três homens, com idades de 21, 22 e 23 anos, teriam sido presos depois de um grupo chamado "Al-Qaeda na Grã-Bretanha" ter publicado em um site um comunicado com ameaças, pedindo a retirada das tropas britânicas do Iraque e do Afeganistão, segundo as mesmas fontes.
Dois destes homens foram detidos em virtude da lei antiterrorista no aeroporto de Manchester, no noroeste da Inglaterra. O terceiro foi preso na cidade de Accrington, a 60 km dali.
Os dois homens detidos no aeroporto se preparavam para embarcar em um avião rumo à Finlândia. Uma equipe de policiais viajou a este país para continuar com a investigação.
A polícia tinha até esse dia 28 de agosto para indiciar formalmente os três homens, procedentes de Blacckburn, no condado de Lancashire (noroeste).
Se isso não acontecesse, eles teriam que ser libertados.