Denver - Michelle Obama, a esposa do candidato democrata à Casa Branca Barack Obama, prometeu nesta quarta-feira (27/08) uma reforma migratória que permita a regularização de "12 milhões" de imigrantes ilegais, provocando os aplausos dos delegados latinos presentes na convenção democrata de Denver (Colorado, oeste dos EUA).
"Em um mundo ideal, teríamos uma política migratória que permita regularizar a situação de 12 milhões de pessoas", declarou Michelle durante uma reunião com membros da comunidade latina paralelamente à convenção democrata.
Com estas declarações, a esposa de Barack Obama tentou seduzir um eleitorado hispânico que será crucial nas presidenciais de 4 de novembro, e que foi amplamente favorável a Hillary Clinton durante as primárias.
Michelle Obama ganhou uma verdadeira ovação quando prometeu "abrir o caminho da cidadania" a estes imigrantes ilegais, para que eles "não precisem mais temer as batidas das autoridades migratórias".
Barack Obama se disse diversas vezes favorável a uma reforma migratória que regularize os 12 milhões de ilegais que moram atualmente nos Estados Unidos, mas que também facilite o acesso à cidadania norte-americana.