TRÍPOLI - Todos os passageiros do avião sudanês desviado na terça-feira para a Líbia foram libertados na manhã desta quarta-feira (27/08) pelos seqüestradores, que no entanto ainda mantinham em seu poder os oito membros da tripulação.
"Todos os passageiros saíram do avião", disse um funcionário, que pediu anonimato, por telefone do aeroporto militar de Kufra, 1.350 km ao sudeste da capital da Líbia, onde o aparelho posou na terça-feira à noite. "São dois seqüestradores e continuamos negociando com eles. Os membros da tripulação permanecem dentro da aeronave", acrescentou a fonte.
"Eles aceitaram libertar as famílias a nosso pedido". "Disseram ao piloto que pertencem ao Exército de Libertação do Sudão (um movimento rebelde da região de Darfur), mas não conseguimos confirmar", disse.
O avião, um Boeing 737 de Sun Air, com 87 passageiros e oito tripulantes a bordo, foi seqüestrado pouco depois de decolar na terça-feira da cidade de Nyala, na província de Darfur, que enfrenta uma guerra civil desde 2003.
O avião desviado havia pousado na terça-feira em Kufra. As autoridades sudanesas pediram à Líbia a prisão dos terroristas.