MOSCOU - A Rússia decidiu suspender sua cooperação com a Otan em vários âmbitos, tanto que a visita que o secretário-geral da Aliança Atlántica deveria realizar a Moscou em outubro foi adiada, informou nesta terça-feira (26/08) o representante permanente da Rússia na Otan, Dmitri Rogozin. "O Ministério da Defesa anuncia que suspende sua cooperação com a Otan", declarou Rogozin em uma entrevista coletiva à imprensa.
A visita à Rússia do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap de Hoop Scheffer, prevista para 17 de outubro "foi adiada", acrescentou. O funcionário apresentou uma lista de áreas de cooperação com a Otan que serão congeladas depois do apoio da Aliança Atlântica à Geórgia em seu conflito com a Rússia.
A Rússia anunciou, entretanto, que manterá sua cooperação com a Otan no que se refere à passagem de materiais de primeira necessidade e equipamentos para o Afeganistão, declarou Rogozin. "Em relação à passagem para o Afeganistão por nosso território não temos planos para intervir nisso. O Afeganistão é um problema comum, os talibãs são muito ativos", disse Rogozin.