BRUXELAS - O secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, acusou nesta terça-feira (19/08) a Rússia de não cumprir com o acordo de paz alcançado com a Geórgia. Também afirmou que a Otan já não poderá continuar trabalhando com a Rússia como vinha fazendo até agora e pediu a imediata retirada das tropas russas da Geórgia.
Os ministros das Relações Exteriores dos 26 países membros da Otan se reuniram nesta terça-feira em Bruxelas para reafirmar seu apoio à Geórgia, frente à Rússia, apesar de que isso possa alterar suas relações com Moscou. Os países da Otan estão de acordo para "endurecer o tom" frente à Rússia, que "não respeitou" até agora seu compromisso de retirar suas tropas da Geórgia, declarou nesta terça-feira em Bruxelas um diplomata francês.
"Um acordo está sendo preparado para um endurecimento do tom em relação à Rússia, em especial depois do desrespeito à data limite de ontem para a retirada (das tropas da Geórgia), o que criou evidentemente um consenso", declarou esse diplomata aos jornalistas.