Katmandu - A explosão de uma bomba na residência do vice-presidente do Nepal deixou um soldado ferido neste domingo (17/08), mas o político escapou ileso, informaram autoridades locais. O vice-presidente Paramananda Jha estava em casa no momento do ataque, informou o oficial de polícia Ganga Pant.
"A bomba foi jogada por cima de um muro da residência, no extremo leste de Katmandu, e atingiu o imóvel", disse Pant.O policial recusou-se a fornecer detalhes sobre o explosivo utilizado e sobre os danos causados à residência.
O soldado ferido precisou ser socorrido em um hospital de Katmandu. Até o momento, nenhum grupo ou indivíduo reivindicou a autoria da ação.A polícia nepalesa investiga o caso. A segurança no bairro foi reforçada.
O vice-presidente nepalês ainda não se pronunciou sobre o assunto. No mês passado, quando Jha tomou posse, houve manifestações de rua pelo fato de ele ter feito seu juramento em hindi.
Apesar de o idioma ser amplamente falado e compreendido no Nepal, o hindi não é língua oficial no país e as autoridades eleitas são obrigadas a prestar juramento em nepalês ou em dialetos locais. No caso de Jha, seu dialeto é o maitali.