Hilla - Pelo menos 18 peregrinos xiitas morreram e 75 ficaram feridos nesta quinta-feira (14-08) num duplo atentado suicida cometido ao sul de Bagdá, e em meio à multidão de peregrinos xiitas que se dirigiam à cidade santa de Kerbala. Os atos foram praticados por duas mulheres camicazes, informou uma fonte policial.
As duas mulheres com cintos de explosivos ativaram as cargas que levavam junto ao corpo com um intervalo de cinco minutos, na cidade de Iskandariyah, a 60km ao sul de Bagdá, informou o tenente de polícia Kazem al Jafaji. Muitos feridos estão em estado grave.
O atentado se soma a outros dois cometidos horas antes, também dirigidos contra os peregrinos, que causaram dois mortos. O primeiro foi durante a procissão em direção a Kerbala, no distrito comercial de Karrada, em Bagdá. Um peregrino foi vítima da explosão de uma bomba. Em outro ataque, contra um posto de controle no distrito de Zafraniya, um policial morreu e cinco ficaram feridos.
Dezenas de milhares de pessoas se dirigem a Kerbala, para venerar Mohammed al-Mahdi, nascido no ano 869 em Samara (Iraque) e duodécimo imã dos xiitas. Segundo o credo xiita, ele não morreu, mas permanece oculto e deve voltar ao mundo no dia do julgamento final.