LONDRES - Londres está "decepcionado" com a reação de Teerã às propostas internacionais sobre o programa nuclear iraniano, e considera que "não há outra alternativa que a aplicação de novas sanções" contra a República Islâmica, declarou nesta quarta-feira (06/08) a chancelaria britânica em comunicado.
"Estamos decepcionados com o fato de o Irã não ter dado a Javier Solana (o chefe da diplomacia da União Européia) uma resposta positiva à generosa proposta emitida pelos seis países. Agora, não há outra alternativa que a aplicação de novas sanções contra o Irã", avisou neste comunicado o secretário de Estado para as Relações Exteriores, Kim Howells. "Lamentamos que os dirigentes iranianos tenham escolhido o isolamento", acrescentou.
Os seis países (Estados Unidos, Rússia, França, China, Grã-Bretanha e Alemanha) ofereceram a Teerã uma série de medidas de cooperação em troca da suspensão das atividades iranianas de enriquecimento de urânio. Os ocidentais acusam o Irã de querer desenvolver a arma atômica por trás de seu programa nuclear civil, o que nega a República Islâmica.