WASHINGTON - O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, prometeu, nesta segunda-feira (04/08), que, se for eleito em 4 de novembro, os Estados Unidos vão eliminar por completo sua necessidade de petróleo da Venezuela e do Oriente Médio, graças a um plano de US$ 150 bilhões em fundos públicos.
"Se for eleito presidente, dirigirei, imediatamente, todos os recursos do governo federal e toda a energia do setor privado para um único objetivo: em dez anos, eliminaremos a necessidade de petróleo de todo o Oriente Médio e Venezuela", garantiu o candidato, em um discurso em Lansing, no Michigan (norte).
"Para isso, investiremos US$ 150 bilhões durante os próximos dez anos e reuniremos mais milhões em capital privado", disse Obama, prometendo também que seu plano criará cinco milhões de empregos.
Sua iniciativa tem três passos. O primeiro é a construção de veículos mais eficientes em matéria de consumo de combustível, com números que deveriam alcançar, segundo ele, um milhão de carros híbridos de menor consumo nos próximos seis anos.
O segundo passo é que 10% da energia utilizada no país provenha de fontes renováveis, aumentando o investimento em pesquisa científica, além de estimular o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, por meio da concessão de incentivos fiscais e de contratos governamentais.
"Finalmente, o terceiro passo que darei é apelar para as empresas, governo e o povo americano para alcançar o objetivo de reduzir nossa demanda de eletricidade em 15% ao final da próxima década", completou.
A Venezuela é um dos cinco principais fornecedores de petróleo dos EUA, assim como um dos maiores vendedores de gasolina no país, por intermédio dos postos de gasolina CITGO espalhados em todo o território.