JOHANNESBURGO - O presidente sul-africano Thabo Mbeki, mediador na crise do Zimbábue, viaja nesta quarta-feira (30/07) a Harare para se reunir com seu colega zimbabuano Robert Mugabe, após ter se encontrado na terça-feira com o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, segundo a Presidência sul-africana. "O presidente Mbeki se reunirá hoje em Harare com o presidente Robert Mugabe e com Arthur Mutambara (líder de uma facção dissidente da oposição). Na terça-feira já se encontrou em Pretória com Morgan Tsvangirai e com sua equipe de negociadores", declarou Mukoni Ratshitanga.
As negociações sobre a divisão de poder no Zimbábue foram suspensas na segunda-feira por alguns dias e a oposição denunciou um "estancamento". O diálogo entre representantes da oposição e do governo começou na quinta-feira passada na capital sul-africana, Pretória, três dias depois de Tsvangirai e Mugabe terem assinado em Harare um protocolo de acordo de negociação.
As conversações, inicialmente previstas para durar duas semanas, têm como objetivo desbloquear a situação gerada após a polêmica reeleição no final de junho do presidente Mugabe, de 84 anos e no poder desde 1980, com a violência política como pano de fundo.