LOS ANGELES - Um violento terremoto foi sentido nesta terça-feira (29/07) em Los Angeles, onde os prédios tremeram, embora não haja ainda informações sobre vítimas ou danos materiais, informou o Instituto de Geofísica americano (USGS).
O terremoto aconteceu às 11h42 (15h42 de Brasília), segundo o USGS. Seu epicentro foi localizado 3 km ao sudoeste de Chino Hills, 50 km a leste do centro da metrópole californiana, e a 12,3 km de profundidade, segundo um relatório preliminar do Instituto.
O terremoto durou cerca de 20 segundos e levou dezenas de pessoas a abandonar prédios e se amontoar nas calçadas, constataram jornalistas da AFP em Hollywood (noroeste de Los Angeles).
Vinte minutos depois do tremor, a rede de TV local ABC7 mostrou imagens de estudantes deixando estabelecimentos escolares para se reunir em campos de futebol.
Nem os bombeiros de Los Angeles, nem a polícia de Chino Hills, mencionaram vítimas ou danos materiais.
Para medir a potência de um terremoto, o USGS utiliza a "magnitude de momento" (Mw), diretamente ligada aos parâmetros do terremoto. Nesta escala aberta, um terremoto de 6 é considerado violento.
A Califórnia vive no temor do "Bigh One", um terremoto devastador na falha de San Andreas que segundo os cientistas tem 70% de chances de acontecer nos 30 próximos anos.
Os especialistas afirmam que a linha de falha provoca um terremoto deste tipo uma vez a cada 150 anos. A última grande catástrofe ocorreu em 1857.
Em janeiro de 1994, um terremoto de magnitude 6,7 provocou a morte de 60 pessoas em Northridge, 40 km ao noroeste de Los Angeles.