Pequim - A Vila Olímpica foi oficialmente inaugurada neste domingo (27/07), em Pequim. O complexo tem 66 hectares e está preparado para abrigar milhares de atletas e técnicos nos seus 42 prédios durante a Olimpíada. Centenas de esportistas chineses inspecionaram as instalações. Pouco depois da abertura, a delegação polonesa foi a primeira a chegar, com seus 42 atletas.
O complexo ficará aberto aos esportistas até 27 de agosto, três dias depois do encerramento dos Jogos Olímpicos, e será reaberta de 30 de agosto a 20 de setembro, para receber os desportistas dos Jogos Paraolímpicos. Localizada na zona norte da capital chinesa, a vila fica a 20 minutos do Estádio Olímpico e do ginásio que receberá as provas de natação. Ela é dividida em três seções: internacional, residencial e operacional.
Além do restaurante principal - que tem capacidade de receber 5 mil pessoas -, o local tem cafeterias, casas de chá, barbearia, posto de correios, lojas, livraria, clínica médica e uma estação de bombeiros. A Vila Olímpica também tem cinco salas para as cerimônias religiosas.