LONDRES - O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, deixou Londres na tarde deste sábado (26/07), onde encerrou sua viagem internacional. Nessa última etapa, ele se reuniu com o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, segundo um jornalista da AFP que viaja com ele.
Obama, que devia retornar diretamente a sua cidade de Chicago, conversou com Brown durante duas horas pela manhã, em Downing Street.
Durante uma entrevista coletiva, o senador de Illinois expressou a "afeição profunda e duradoura" e a "gratidão" que os americanos têm pela Grã-Bretanha, elogiando a presença britânica no Afeganistão e no Iraque.
O candidato democrata também se encontrou com o predecessor de Brown, Tony Blair, que representa o Quarteto para o Oriente Médio, e com o líder do principal partido de oposição, o conservador David Cameron.
Londres era a última etapa de uma viagem destinada a consolidar a imagem internacional de Obama. Antes da capital britânica, o senador de Illinois viajou ao Afeganistão, ao Kuwait, ao Iraque, a Israel, à Jordânia, a Berlim e a Paris.