MADRI - A Venezuela está estudando vender à Espanha petróleo mais barato, a US$ 100 o barril, em troca de transferências de tecnologia, informou nesta sexta-feira (25/07) uma fonte do governo espanhol.
Um acordo de princípio neste sentido foi concluído ao término de um encontro em Madri entre o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o chefe do governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, disse a fonte.
O barril de petróleo bruto custava nesta sexta-feira cerca de 125 dólares o barril nos principais mercados internacionais.
Um grupo de trabalho vai ser formado entre os dois países para estudar a venda à Espanha de 10.000 barris de petróleo venezuelano por dia, a 100 dólares cada um.
A diferença com o preço praticado pelo mercado seria compensada pela Espanha sob a forma de transferências de tecnologia, de ajudas à construção ou de equipamentos médicos financiados por um fundo especial.
Durante uma entrevista coletiva em Madri, Chávez, cujo país é um dos maiores exportadores mundiais de petróleo, reafirmou que é "necessário" que os preços de barril se estabilizem em cerca de 100 dólares, depois de ter chegado perto dos 140 dólares nas últimas semanas.
A Venezuela já vende petróleo mais barato a vários países latino-americanos, entre eles Cuba.