JERUSALÉM- Israel anunciou neste domingo (13/07) que cinco prisioneiros libaneses, entre eles Samir Kantar, libanês preso há mais tempo em Israel, serão liberados na quarta-feira em troca dos corpos de dois soldados israelenses seqüestrados pelo Hezbollah em 12 de julho 2006.
"Samir Kantar e outros quatro prisioneiros libaneses - Jodr Zaidan, Maher Kurani, Mohamad Sorur e Hussein Suleiman - serão transportados na quarta-feira de seu local de detenção para um ponto decidido pelo Exército israelense", declarou à AFP um porta-voz da autoridade penitenciária israelense, Ian Domnitz.
No dia 29 de julho, o governo israelense aprovou um acordo de troca de prisioneiros com o movimento radical libanês Hezbollah.
Samir Kantar, da Frente de Liberação de Palestina (FLP), foi condenado em 1980 a 542 anos de prisão por ter matado um civil israelense e sua filha, assim como um policial em 1979, no norte do país.
Em contrapartida, Israel poderá recuperar os corpos dos soldados Ehud Goldwasser e Eldad Regev, seqüestrados em território israelense e mortos pelo Hezbollah.
Em Paris, o porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, não cofirmou a data da troca, dizendo que pode acontecer "na quarta ou quinta-feira possivelmente".