PARIS - A Torre Eiffel, o monumento mais visitado do mundo, será objeto de um plano de modernização que se prolongará até 2015, com o objetivo de melhorar a recepção de seus visitantes em Paris. Os administradores do monumento parisiense, que recebe cerca de sete milhões de visitantes por ano, apresentaram nesta quarta-feira (09/07) à imprensa um projeto de modernização de um custo total de 170 mil euros. A idéia é melhorar as condições de recepção dos turistas.
A prioridade é diminuir o tempo de espera dos visitantes, que podem fazer até duas horas de fila para entrar no monumento, explicaram os diretores da empresa que administra a Torre Eiffel, Jean-Bernard Bros e Nicolas Lefebvre. O sistema de venda de entradas por internet, atualmente disponível apenas para os grupos, será generalizado no fim de 2009. A vasta esplanada delimitada pelos quatro pés da torre, onde os turistas esperam o início da visita, será reorganizada.
Outro objetivo é atrair um novo público, principalmente os parisienses, que representam apenas 2% dos visitantes. Entre as novas propostas para os turistas, está a possibilidade de degustar, entre 17h e 22h, uma taça de champanhe no terceiro andar da torre, por apenas 10 euros. Inaugurada em 31 de março de 1889, a Torre Eiffel completará 120 anos em 2009.