TRÍPOLI - A cidade de Trípoli, no norte do Líbano, era palco, nesta terça-feira (08/07) à noite, de violentos confrontos entre facções rivais, declarou à AFP um responsável dos serviços de segurança.
Mais tarde, anunciou que a intensidade dos distúrbios havia diminuído, e que as forças de segurança haviam ordenado reforçar as patrulhas para "deter todo aquele que atentar contra a segurança pública, recorrendo, inclusive, à força". A fonte não falou em vítimas.
Os confrontos aconteciam na avenida principal que separa os bairros populares de Bab al-Tebaneh e Jabal Mohsen, os quais já registraram, há duas semanas, disputas de caráter político, com saldo de nove mortos e 45 feridos.
Segundo essa fonte da segurança, foram ouvidas explosões e alguns tiros por volta das 21h30 (15h30 de Brasília) e, em uma hora, os conflitos se intensificaram.
Bab al-Tebaneh, com população majoritariamente sunita, é um reduto da maioria parlamentar anti-síria, enquanto os habitantes de Jabal Mohsen fazem parte da comunidade alauí (um braço do xiismo) e são a favor do movimento xiita Hezbollah, que lidera a oposição.