Islamabad - A Coréia do Norte recebeu um carregamento de centrífugas do Paquistão em 2000, disse nesta sexta-feira (04/07) o cientista nuclear paquistanês Abdul Qadeer Khan. Segundo ele, o embarque do equipamento ocorreu sob supervisão do exército paquistanês. Khan chefiou o programa nuclear paquistanês por vários anos e é considerado o "pai" da bomba atômica do Paquistão.
O cientista declarou, em entrevista por telefone, que as centrífugas, equipamento usado para enriquecer urânio, foram levadas de avião do Paquistão à Coréia do Norte. Essas declarações contradizem a confissão de 2004, quando Khan assumiu sozinho a responsabilidade por fornecer tecnologia nuclear ao Irã, à Coréia do Norte e à Líbia.
Elas também contradizem as freqüentes negações de funcionários civis e militares do Paquistão, de que ninguém em Islamabad conhecia as atividades de proliferação nuclear de Khan. Segundo o cientista, o exército do Paquistão tinha "conhecimento total," do carregamento de centrífugas P-1 à Coréia do Norte e a entrega foi feita com o consentimento do governo. As declarações são constrangedoras para o exército do Paquistão e para Musharraf, um aliado chave dos Estados Unidos na guerra contra o terror.