HERAT - Pelo menos 32 milicianos talibãs morreram nesta quarta-feira em combates contra as forças de segurança afegãs e da Otan, no oeste e leste do Afeganistão, em dois confrontos. A polícia e o Exército afegãos, além de soldados da Otan, lançaram na quarta-feira uma operação no distrito de Muqur, na província de Badghis, anunciou o chefe de polícia local, Mohammad Ayob Niazyar.
"Pelo menos 25 talibãs morreram e outros ficaram feridos durante várias horas de combates, iniciados quando os talibãs atacaram nossas tropas", declarou. Os confrontos tiveram início à tarde e prosseguiram até meia-noite. Não foram registradas vítimas entre as forças afegãs e da Otan.
Nesta quinta-feira (03/07), sete talibãs morreram no distrito de Sar Hawza, na província de Paktika (leste), na fronteira com o Paquistão, anunciou o porta-voz do governador da província, Ghamai Khan Mohammad Yar. Os talibãs estão pouco presentes na província de Badghis, rural e isolada, na fronteira com o Turcomenistão. Até o momento não foi possível verificar o balanço com fontes independentes.