O filho ex-candidata da Colômbia Ingrid Betancourt, Lorenzo, disse, em Paris, que o resgate da sua mãe é a "notícia mais feliz da minha vida". O ministério da Defesa colombiano informou nesta quarta-feira (02/07) que resgataram 15 reféns, entre eles Betancourt, além de três norte-americanos que estavam em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, em coletiva de imprensa em Bogotá.
Ex-senadora, a franco-colombiana Ingrid Betancourt foi seqüestrada pelas Farc em 23 de fevereiro de 2002, enquanto fazia campanha para as eleições presidenciais. Cativa desde então, sua saúde foi apresentando deterioração, de acordo com relatos dos últimos reféns libertados pela guerrilha.
Os três norte-americanos eram reféns da guerrilha desde 2003. Eles trabalhavam para o exército colombiano e foram capturados pelas Farc quando o avião no qual viajavam fez um pouso de emergência em um território controlado pelos guerrilheiros
No anúncio, o ministro disse que nenhum dos seqüestrados ficou ferido na operação de resgate, conduzida no leste do país. Ele contou que comandos do exército colombiano cercaram o local do cativeiro na selva e convenceram os guerrilheiros a entregar os reféns, sem nenhuma perda de vida. Segundo ele, guerrilheiros capturados antes do cerco ajudaram a convencer os colegas a entregarem os reféns. Os guerrilheiros foram presos.