O 43º Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, que começa na sexta-feira (04/07) e terá nove dias na República Tcheca, premiará este ano com o "Globo de Cristal" o ator, diretor e produtor americano Robert De Niro.
"What just happened", dirigido por Barry Levinson e com a presneça de Robert De Niro, será exibido fora de competição na abertura do evento. Mais de 220 filmes e documentários estão no programa do festival, que terá seu encerramento no dia 12 de julho.
O astro de "Taxi Driver" e "Touro Indomável", que completará 65 anos em agosto, será o grande homenageado desta edição. Com a produtora Tribeca, de Niro já produziu mais de 20 longas-metragens, inclusive dois como diretor.
Outros destaque do festival serão uma aula do ator britânico Christopher Lee e uma exposição de telas do alemão Armin Mueller-Stahl.
Além do glamour e das estrelas da grande tela, o festival criado em 1946 reivindica ainda o papel de promotor do cinema do leste europeu, com a mostra "De leste a oeste", que engloba uma ampla zona geográfica, e que este ano apresentará 15 filmes em competição.