MOSCOU - Agentes imobiliários fecharam nesta terça-feira (01/07) a famosa loja de brinquedos Detski Mir, no centro de Moscou, pondo assim um fim a uma longa batalha contra os partidários da preservação de monumentos arquitetônicos.
A gigantesca loja Art Déco, construída na praça Lubianka, perto do Kremlin e diante da sede do KGB (atual FSB), "foi fechada hoje para reformas", declarou nesta terça-feira um porta-voz da cadeia de lojas Detski Mir, que significa em russo "O mundo das crianças".
Arquitetos de Moscou fizeram campanha contra o projeto de destruição da galeria central luxuosamente decorada construída em 1957 e de retirar o antigo carrossel para aumentar o espaço.
Com exceção da chegada de brinquedos e roupas ocidentais, a loja - solos, escadarias e tetos - não tinha mudado desde a época da União Soviética.
Apenas 40% do espaço da nova loja será dedicada aos brinquedos, destacaram os agentes.
A obra do famoso arquiteto moscovita Alexei Dushkin é considerada como um divisor de águas entre as grandiosas construções da época stalinista e a arquitetura dos anos 60. As fachadas com suas amplas janelas em arcadas são protegidas e serão mantidas, mas o interior será totalmente modificado.
"No que se refere à organização do espaço interno, será uma loja diferente", declarou Serguei Shmakov, vice-presidente da imobiliária Sistema Gals. Uma onda de novas construções transformou o centro de Moscou nos últimos anos, deflagrando uma campanha pela preservação dos edifícios históricos.