JANTI-MANSISK - Os líderes da União Européia (UE) e o presidente russo, Dmitri Medvedev, se reúnem nesta quinta-feira (26/06) em Janti-Mansisk (Sibéria) para iniciar as negociações de um acordo de cooperação estratégica, que incluirá temas sensíveis como energia e segurança regional.
As duas partes iniciarão as conversações formais para um acordo de cooperação, que substituirá o anterior de 1997, durante dois dias de reuniões na cidade que é o centro da rica região petroleira siberiana, chamada pelos habitantes de "Kuwait" da Rússia.
O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, e o primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, presidente semestral da UE, tentarão pressionar para que o bloco europeu tenha maior acesso à energia russa.
Também manifestarão preocupação com a política de Moscou em relação à antiga república soviética da Geórgia. A Rússia, por sua parte, pressionará para ter um acesso maior aos mercados energéticos europeus, nos quais o país já é o principal fornecedor de gás.