Jornal Correio Braziliense

Mundo

Coréia do Norte entrega declaração nuclear

;

PEQUIM - A Coréia do Norte entregou nesta quinta-feira (26/06) a anunciada declaração nuclear sobre seus programas atômicos, informou o ministério chinês das Relações Exteriores. A declaração foi entregue por Choe Jin Su, o embaixador norte-coreano na China, afirma um comunicado divulgado no site do ministério.

O documento da Coréia do Norte sobre materiais nucleares, instalações e programas não deve incluir a lista de armas nucleares, que seria entregue em uma fase posterior das negociações de desarmamento.


Bush celebra com cautela declaração nuclear

O presidente George W. Bush celebrou nesta quinta-feira (26/06) com cautela a declaração nuclear da Coréia do Norte e anunciou passos imediatos para a suspensão das sanções contra o país comunista, mas advertiu que Pyongyang deverá cessar por completo as ambições nucleares. "Este é um dia positivo, é uma etapa positiva, resta muito por fazer e instauramos um processo para que isto aconteça de maneira verificável", disse Bush à imprensa na Casa Branca.

Bush anunciou a suspensão das disposições da lei que proíbe o "comércio com o inimigo" e a notificação em breve ao Congresso da intenção de retirar a Coréia do Norte da lista de Estados terroristas. No entanto, as medidas terão pouco efeito sobre o isolamento diplomático e financeiro da Coréia do Norte, advertiu, porque seguirão em vigor muitas outras sanções americanas e internacionais.

Bush disse ainda que a Coréia do Norte deve se ater aos demais compromissos assumidos nas negociações para o fim de seu programa nuclear e que acontecerão outras conseqüências se isto não for verificado. Além disso, Bush alertou a Coréia do Norte que os Estados Unidos não esquecerão os seqüestros de japoneses pelos serviços secretos norte-coreanos nos anos 70 e 80. "Os Estados Unidos levam muito a sério o assunto do seqüestro. Esperamos que os norte-coreanos solucionem este assunto de forma positiva para os japoneses", disse.