SANTIAGO - A Comissão Baleeira Internacional (CBI), que congrega 80 países, reúne-se no Chile a partir desta segunda-feira (23/06) para analisar o estado mundial das populações de baleias e golfinhos e debater uma eventual reabertura da caça comercial aos grandes cetáceos.
Em meio aos preparativos para o encontro, domingo, cerca de 2.000 pessoas se concentraram em um parque de Santiago formando com seus corpos uma enorme baleia que foi fotografada do alto. A manifestação foi convocada por organizações ligadas à defesa dos cetáceos como The Whaleman Foundation, o Fórum Mundial para a Natureza (WWF) e os chilenos Centro Baleia Azul e fundação Terram, entre outras.
A CBI se reúne todos os anos, sempre cercada de controvérsia entre países conservacionistas e aqueles que historicamente são partidários da caça comercial da baleia, liderados por Japão, Islândia e Noruega. Milko Schvartzman, coordenador da campanha sobre oceanos do Greenpeace na América Latina, explicou que ainda não estava clara a proposta a ser apresentada pelo Japão durante a reunião inaugurada hoje, embora se presuma que insistirá em sua postura histórica de permitir o comércio de baleias.