Republicanos acusaram o senador Barack Obama, candidato democrata à Casa Branca, de tentar trazer para a corrida presidencial a idade do republicano John McCain, de 71 anos. Para não contrariar alguns segmentos do eleitorado - principalmente os eleitores acima de 60 anos -, estrategistas democratas têm tocado no assunto de maneira subliminar, segundo a acusação republicana. Assessores do candidato democrata negam que tenham estratégia de levar o tema ao centro da campanha.
Em maio, Obama, de 46 anos, rejeitou publicamente a idéia. No entanto, em seus discursos, ele ainda se refere a McCain elogiando o "meio século de serviços prestados ao país como veterano de guerra e membro do Congresso". "Eles estão usando um código", queixou-se Ed Rollins, estrategista republicano. "É óbvio que estão levantando dúvidas a respeito da idade de McCain."
Outra tática que tem irritado os republicanos é a de usar alguns congressistas democratas que já passaram dos 70, como o deputado John Murtha, de 76 anos, um dos mais idosos da Câmara dos Representantes. Murtha costuma dar depoimentos à imprensa sobre como a idade pesa. "Quanto mais velho a gente fica, mais difícil é encontrar forças. Falo por experiência própria", disse. "E olha que tenho quase a mesma idade dele (McCain)." Pesquisas recentes mostram que os americanos estão mais preocupados com a idade de McCain do que com a cor da pele de Obama.