O cientista norte-americano Michael Hecht (foto) não disfarça o otimismo em relação a uma das mais ambiciosas e bem-sucedidas missões da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. Em entrevista exclusiva ao Correio Braziliense, Hecht ; responsável pelo Analisador de Condutividade, Eletroquímica e Microscopia (Meca) da sonda Phoenix ; afirmou que o protótipo enfrentou desafios no início da exploração em Marte, mas já coletou importantes, incluindo amostras do solo do planeta vermelho.
Após as dificuldades do braço robótico em escavar o solo de Marte, a Nasa aceita a possibilidade de enviar outra espaçonave para realizar análises mais acuradas do planeta?
Eu não estou certo sobre a quais dificuldades você se refere, já que o braço robótico tem conseguido atingir todos seus objetivos. Houve um tropeço na coleta inicial do solo pelo instrumento Tega que já foi resolvido, e isso ocorreu por causa da natureza incomum do solo marciano. A sonda espacial Phoenix está em uma inspeção inicial do novo terreno. Como cientistas, nós sempre esperamos por missões posteriores. A informação que nós obtivermos da Phoenix nos permitirá desenhar uma nova missão tão logo haja uma oportunidade.
Qual é a situação atual da missão Phoenix? Que tipo de análises da amostra o laboratório da sonda deve realizar nos próximos dias?
A sonda Phoenix já enviou amostras do solo para dois instrumentos analíticos, o Tega e o microscópio Meca. Durante as próximas duas semanas esperamos coletar uma amostra para o terceiro instrumento, um laboratório químico úmido que faz parte do conjunto Meca. O microscópio já recebeu as imagens de mais alta resoluções já óbtidas em outro planeta. Estamos ocupados analisando-as para ver o que podemos aprender sobre a composição do solo e sua história. O instrumento Tega está apenas começando sua análise dos componentes voláteis do solo. Ele buscara água em formas diferentes, componentes orgânicos e outros materiais que se formam à medida em que a temperatura aumenta.
O que esperam encontrar em Marte e como as descobertas seriam aplicadas na Terra?
Estamos estudando a história da água e do clima e uma parte do planeta que tem uma grande quantidade de gelo sob a superfície. Vamos aprender sobre a possibilidade de que a vida possa ter existido lá. E descobrimos sobre como o clima tem se transformado. Os benefícios diretos para a Terra parte de questões sublimes, como se estamos a sós no universo, passam por questões levemente mais práticas - como o que levará os humanos a visitarem Marte - e se encerram em preocupações mais imediatas sobre de que modo a mudança climática global funciona em um planeta que não é tão diferente do nosso.
A que se devem as falhas nesta missão? Não esperava achar um solo tão áspero?
Felizmente, a missão tem sido quase perfeita e não temos registrado falhas. Tivemos alguns desafios a serem superados, mas isso era muito esperado pois sabíamos muito pouco sobre o local onde aterrissamos. Uma expedição de campo para um local desconhecido da Terra pode enfrentar desafios semelhantes.
Quais serão as próximas missões a Marte?
A próxima missão será a Mars Science Laboratory (Laboratório Científico de Marte), um grande robô que será lançado em 2009. Mais informações podem ser obtidas em mars.jpl.nasa.gov/msl