CEDAR RAPIDS - A cidade de Cedar Rapids, no estado norte-americano de Iowa, foi inundada nesta sexta-feira (13/06), obrigando os moradores dessa localidade a abandonarem suas casas. Quinze pessoas já morreram vítimas das inundações.
Os sacos de areia e os diques não foram suficientes para conter a invasão das águas. "Estamos lutando contra a inundação há dez dias", disse Bret Voorhees, porta-voz da Administração de Segurança e Emergência de Iowa. "Nove de nossos principais rios estão em níveis recorde", disse Voorhees à AFP.
O desastre teve início depois da passagem de um tornado pela cidade no dia 25 de maio. Desde então, não parou de chover na região. No total, 15 pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas, disse Voorhees.
Em dez condados foram dadas ordens de evacuação obrigatória e 83 condados foram declarados áreas de desastre federal. "Estamos presos sem ter para onde ir," afirmou Gloria Hines, que vive a algumas quadras do local onde o rio transbordou em Cedar Rapids.
A maior enchente da história do estado de Iowa ganhou ainda mais volume nesta sexta depois que as chuvas torrenciais atingiram esse estado do meio-oeste na quinta-feira, enquanto cidades localizadas mais abaixo se preparam para o pior.
A Guarda Nacional foi mobilizada para auxiliar um exército de voluntários nas tarefas de resgate.