BOGOTÁ - Colômbia e Equador poderão restabelecer em Lima, na próxima semana, as relações diplomáticas cortadas desde 3 de março caso Quito aceite uma proposta que o chanceler colombiano Fernando Araújo fez à colega María Isabel Salvador. Uma reunião de chanceleres e ministros do Comércio da Comunidade Andina de Nações (CAN) em Lima, na semana que vem, poderá servir para este objetivo, disse Araújo à rádio RCN de Bogotá.
"Eu propus à chanceler equatoriana para aproveitarmos a reunião para nos encontrarmos e restabelecer as relações". Araújo expressou ainda seu otimismo com os resultados das gestões da OEA e do Centro Carter na busca de elementos de aproximação para superar a crise bilateral. A crise diplomática entre os dois países foi provocada por um ataque das forças colombianas a um acampamento das Farc em território equatoriano, em 1º de março.
Uma das condições para a retomada das relações era que a Colômbia pagasse uma indenização pelo ataque, mas Araújo reiterou nesta quarta-feira: "Não consideramos nenhuma indenização pela luta contra o terrorismo".