PEQUIM - Um novo tremor secundário de magnitude 5 sacudiu nesta segunda-feira (09/06) a província de Sichuan (sudoeste da China), que registrou em 12 de maio um terremoto devastador de 8 graus na escala Richter, anunciou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). O tremor, que durou 10 segundos, foi registrado no distrito de Pengxian, a 20 km de Chengdu, a capital da província, segundo o Centro Chinês de Informações sobre Terremotos. A réplica também foi sentida em Wenchuan, o epicentro do terremoto de 12 de maio.
"Foi o tremor secundário mais forte dos últimos três dias días. Os moradores correram para fora dos edifícios e das barracas e se reuniram nas ruas", declarou um jornalista presente em Wenchuan. O terremoto de 12 de maio deixou 69.136 mortos e 17.686 desaparecidos, segundo o último balano oficial.
O USGS utiliza a "magnitude de momento" (Mw), diretamente vinculada aos parâmetros do tremor (superfície e quantidade de deslizamento sobre a falha). Nesta escala aberta, um tremor de pelo menos 6 é considerado forte.