Vaticano - O papa Bento XVI nomeou neste sábado (07/06) o cardeal italiano Ennio Antonelli como presidente do conselho pontifical para a família, para suceder o colombiano Alfonso López Trujillo, falecido em 20 de abril, anunciou o Vaticano.
O cardeal Antonelli, de 71 anos, é arcebispo de Florença, onde é conhecido por ser um conservador moderado. É comprometido com a Focolari, um movimento de laicos católicos que vivem em comunidade e estão comprometido com ações de caridade e o diálogo entre as religiões.
O prelado sucede uma forte personalidade, o cardeal López Trujillo, falecido aos 72 anos. Trujillo era famoso por suas polêmicas posições contra o aborto e o casamento homossexual, práticas condenadas pela Igreja Católica.
O conselho para a família é encarregado de coordenar a atividade da Igreja Católica e aprofundar sua doutrina. Essa é baseada na concepção de uma família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher e a rejeição a qualquer método contraceptivo que não seja "natural" (abstinência).