LA PAZ- O ministro boliviano dos Hidrocarbonetos, Carlos Villegas, informou nesta quarta-feira (04/6) que o Estado pagará 240 milhões de dólares à Shell (anglo-holandesa) e à Ashmore Energy International (EUA) para nacionalizar a transportadora de gás Transredes.
O presidente Evo Morales determinou na segunda-feira passada a compra das ações das duas multinacionais na Transredes, cujos dutos levam o gás boliviano para Brasil e Argentina. Cada uma das multinacionais possuía 25% das ações da Transredes.
Villegas disse que o pagamento dependerá de um "processo de negociação com as duas companhias, para o qual já se tem uma estratégia definida".
Antes da nacionalização, o Estado boliviano tinha 47% do pacote acionário da Transredes, após a compra de papéis de sócios minoritários.
A Bolívia produz diariamente 40 milhões de m3 de gás natural, principalmente orientados para o mercado brasileiro, e deseja ampliar sua rede de fornecimento para atender a demanda de 14 milhões de m3 diários de gás da Argentina, até 2010, chegando a 27 milhões nos anos seguintes.