NOVA YORK - O chefão do clã Colombo, uma das cinco maiores famílias mafiosas de Nova York, foi detido nesta quarta-feira (04/06) com seu homem de confiança e outros dez cúmplices, anunciou a Procuradoria do Brooklyn.
Thomas Gioeli, de 55 anos, considerado chefe interino da organização criminosa, foi detido na operação, assim como seu adjunto, John "Sonny" Franzese, de 89, e outros dez suspeitos de pertencerem à máfia Colombo. Eles são acusados de roubo, extorsão e narcotráfico.
"A mensagem é clara. Não vamos descansar até eliminar a violenta praga do crime organizado", disse o procurador do distrito Leste de Nova York, Benton Campbell, ao anunciar o resultado de três anos de investigação.
Segundo o diretor-adjunto do FBI, Mark Mershon, a estratégia para resistir ao crime organizado das famílias é dar um golpe vertical na organização. "As acusações abertas nesta quarta-feira se aplicam à liderança, aos comandos médios, soldados e associados que constituíam os componentes-chave da família Colombo",explicou.
A batida contra os Colombo acontece cinco meses depois de outra operação contra a "Cosa Nostra", realizada simultaneamente em Nova York e na Sicília. Na ocasião, caíram os chefões e mais de 50 membros dos Gambino, outra das cinco grandes famílias criminosas de Nova York.