MEDELLÍN - O governo colombiano se comprometeu a entregar ao Equador os vídeos feitos sobre o ataque de suas tropas a um acampamento da guerrilha das Farc no norte do território equatoriano no dia 1º de março, informou nesta terça-feira (03/06) a OEA.
Em resposta a um pedido apresentado por Quito, a "Colômbia entregará às autoridades equatorianas os registros em vídeo da operação aérea sobre o acampamento", anunciou o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza, em Medellín.
O ataque colombiano, que terminou com a morte do número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, provocou a ruptura das relações diplomáticas entre Equador e Colômbia, por iniciativa de Quito. Desde então a OEA tenta restabelecer estas relações.
Além da entrega dos vídeos, uma cartilha de segurança fronteiriça aprovada em conjunto pelo comando militar dos dois países finalmente começará a vigorar.
A cartilha, ratificada no dia 21 de junho no Panamá, servirá como substituição temporária à Comissão Binacional de Fronteira, que foi considerada superada depois da situação registrada em março.