WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos anunciou novas restrições para os viajantes europeus e japoneses, que precisarão agora de uma autorização eletrônica para entrar no país a partir de janeiro, informou nesta terça-feira (03/06) o Departamento de Segurança Nacional.
Os turistas e viajantes de negócios vindos de 27 países que atualmente não precisam de visto terão que se registrar junto ao governo americano três dias antes de viajar, informou o departamento.
A nova regulamentação busca dificultar que potenciais terroristas entrem nos Estados Unidos vindos da França, Alemanha, Suíça, Grã-Bretanha, Bélgica, Portugal, Espanha, Cingapura, Nova Zelândia, Japão ou Austrália, indicou o governo.
Os Estados Unidos vão exigir o número do passaporte, país de residência, declaração sobre alguma doença infecciosa ou relações com alguma atividade terrorista.
Segurança
"Obter essa informação permite que nosso pessoal determine se um turista que não precisa de visto torne-se uma ameaça, antes que entre no avião ou chegue a nosso país", indicou o secretário de Segurança Nacional, Michael Chertoff.
"É uma maneira simples e efetiva de reforçar nossa segurança e dos viajantes internacionais, além de nos ajudar a preservar o importante programa (de não se precisar de visto) para aliados importantes", acrescentou.
Já que a regulação entra em vigor em janeiro de 2009, todos os viajantes desses 27 países deverão contar com uma autorização eletrônica, que poderá ser solicitada pela internet.
Críticos dessa nova medida advertem para o impacto sobre o turismo e as viagens de última hora para os Estados Unidos.